Ambulatório da UERN registra salto no número de atendimentos em 2017

0
1
Ambulatório da UERN registra salto no número de atendimentos em 2017
Em 2017, foram realizados mais de 8 mil atendimentos no ambulatório da UERN / Crédito da foto: AGECOM / Divulgação

Ambulatório da UERN registra salto no número de atendimentos em 2017
Em 2017, foram realizados mais de 8 mil atendimentos no ambulatório da UERN / Crédito da foto: AGECOM / Divulgação

A experiência adquirida após o primeiro filho ficou evidente já nos primeiros meses da segunda gestação. Quando descobriu que estava grávida novamente, aos 30 anos, Larissa Reis teve a certeza de que queria um atendimento pré-natal que garantisse a atenção necessária ao bebê. “Meu primeiro filho nasceu especial. E eu acho que isso foi porque ele não teve o acompanhamento certo quando fui procurar atendimento”, relata.

A preocupação era ainda maior pelo fato de a gravidez ser de risco, uma vez que Larissa é diabética, o que demanda um acompanhamento contínuo. O principal receio, destaca, era que o pré-natal fosse marcado por consultas rápidas e impessoais, que deixassem passar despercebido algum problema relacionado à gestação.

A busca por uma unidade de saúde que lhe desse a segurança necessária, conta, terminou quando amigas que passaram por situações semelhantes lhe recomendaram procurar atendimento no ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

“Aqui você vê que é diferente. Eles (os médicos) veem as coisas nos mínimos detalhes, investigam realmente o que você está sentindo”, comenta Larissa, que desde novembro último vai semanalmente à unidade para fazer o acompanhamento da gravidez.

Criado em 2007, o ambulatório hoje presta atendimento de segunda a sexta-feira, em áreas como reumatologia, cardiologia, ginecologia e neurologia. Apenas em 2017, foram realizados 8.340 atendimentos. O número supera em 38% os 6.070 serviços realizados no ano anterior e representa, sozinho, 42% da média de 20 mil atendimentos feitos entre 2007 e 2015.

Para o diretor da FACS, professor Fausto Guzen, o salto no número de atendimentos está ligado ao próprio crescimento da faculdade, que nos últimos anos também ampliou o número de profissionais, alunos e atividades.

Fausto Guzen ressalta que, além do número significativo de exames e consultas realizadas, o ambulatório também se destaca por oferecer aos pacientes, de forma gratuita, um atendimento mais detalhado, uma vez que as consultas são um momento tanto de acolhimento quanto de ensino, sendo acompanhadas por estudantes que aprendem e interagem com o paciente e os profissionais.

“No começo, alguns pacientes estranham, mas logo eles se acostumam e acham até melhor”, aponta o estudante Lira Neto, do 11° período de Medicina, referindo-se ao fato de as consultas serem acompanhadas pelos alunos.

“A gente estar aqui é uma oportunidade única, porque, além de você prestar esse serviço para as pessoas, você vai aprendendo com a prática e já tem um feedback ali no momento. Isso vai lhe dando mais segurança”, acrescenta o estudante.

Serviços prestados no ambulatório da FACS/UERN:

  • Reumatologia
  • Endocrinologia
  • Gastroenterologia
  • Cardiologia
  • Infectologia
  • Dermatologia
  • Pediatria
  • Neurologia
  • Nutrição
  • Pneumopediatria
  • Geriatria
  • Ginecologia
  • Mastologia
  • Otorrinolaringologia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.